Trump e a OTAN/NATO
Aquando da cimeira do G7 em Charlevoix, o Presidente Donald Trump teria declarado a propósito da OTAN/NATO que ela é tão má quanto o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e que é cara demais para os Estados Unidos [1].
Durante a sua campanha eleitoral, Donald Trump qualificara a OTAN/NATO de «obsoleta». Nas últimas semanas, a Administração Trump recusou um visto especial ao antigo Secretário-geral da organização, o Espanhol Javier Solana, provavelmente por causa do seu compromisso em favor do acordo JCPoA com o Irão. O Presidente dirigiu, igualmente, uma carta a uma dezena de Estados membros da Aliança para os notificar que se torna impossível justificar o apoio militar dos EUA a aliados que não respeitam os seus compromissos financeiros. Por fim, Donald Trump e Vladimir Putin deverão discutir em Helsínquia, a 16 de Julho, a suspensão das manobras da Aliança na fronteira russa.
Uma cimeira da OTAN/NATO está convocada para os dias 11 e 12 de Julho em Bruxelas.
Tradução
Alva
Alva
[1] “Scoop : Trump’s private NATO trashing rattles allies” (Manchete : Arraso da NATO em privado por Trump agita aliados»- ndT), Jonathan Swan, Axios, June 28, 2018.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.