Pages

Saturday, November 24, 2018

Fórum de Belgrado quer fechar base norte-americana de Bondsteel




Camp bondsteel kosovo.jpg

N.º 2305 
1.Fevereiro.2018


«Exigimos que a base militar Bondsteel [no Kosovo] seja encerrada, assim como outras bases militares dos EUA na Europa e no mundo», lê-se no apelo lançado há dias pelo Fórum de Belgrado para um Mundo de Iguais, organização que integra o Conselho Mundial da Paz (CMP). A base construída no território sérvio ocupado após a agressão militar de 1999 é «uma das maiores e mais caras bases militares norte-americanas construídas após a guerra do Vietname», denuncia a estrutura liderada pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Jugoslávia, Zivadin Jovanovic.

Para o Fórum de Belgrado, a construção da base foi não apenas ilegal como constituiu ainda um «acto brutal de desrespeito pela soberania e integridade territorial da Sérvia e de outros princípios básicos do Direito Internacional». Acresce o facto de existirem planos para a expansão da base, de modo a que albergue em permanência tropas norte-americanas e constitua um ponto central da presença dos EUA no Sudeste da Europa.

Lembrando que com o fim da chamada «Guerra Fria» muitos esperaram legitimamente um futuro de «estabilidade, paz e justiça num mundo de estados e nações iguais», o Fórum de Belgrado realça que não só não foram encerradas as bases militares dos EUA e da NATO que então existiam na Europa como elas são hoje mais numerosas do que as existentes nos períodos mais quentes da confrontação com a União Soviética. A organização defende o encerramento das bases militares actualmente existentes em território estrangeiro e a canalização dos recursos por elas absorvidos para fazer face às crescentes necessidades de desenvolvimento e à aspiração dos povos a uma vida melhor.


No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.