GRANDANGOLO
BYOBLU
national TV channel 262
channel 462 Tivùsat, channel 816 Sky
TODAS AS SEXTAS-FEIRAS às 20:30 (Hora de Itália)
A visão geopolítica, arcaica e obsoleta, da Itália
Manlio Dinucci
A Itália, ao mesmo tempo que pede a Washington a admissão ao Five Eyes, a mais poderosa aliança de espionagem liderada pelos EUA, está a boicotar o Fórum Económico Internacional de São Petersburgo em detrimento dos seus interesses nacionais.
Dois acontecimentos - um no Ocidente e outro no Oriente - são emblemáticos da mudança do cenário internacional: em Washington, a missão da Copasir (Comissão Parlamentar para a Segurança da República); em São Petersburgo, o Fórum Económico Internacional patrocinado pela Rússia, no qual relata a jornalista Daria Platonova, uma especialista em geopolítica.
Na conferência de imprensa em Washington, o presidente da Copasir, Adolfo Urso, disse que nenhum dos quatro relatórios dos serviços secretos examinados pela Copasir tinha algo a ver com o dossier do ‘Corriere della Sera’ sobre os "Putinianos de Itália". A editora adjunta do Corriere, Fiorenza Sarzanini, deve, por conseguinte, explicar se ela inventou o dossier ou o redigiu baseada em "informações" recebidas ‘debaixo da mesa’, enviadas pelos serviços secretos.
Como contribuição adicional para a "segurança da República", o presidente da Copasir salientou a urgência da Itália ser admitida pelos Five Eyes, a aliança de espionagem mais poderosa do mundo entre os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, porque a Itália é "uma fronteira e um território de articulação em relação à projecção russa, chinesa, mas também em relação à ameaça islâmica e às questões inerentes, eu poderia dizer, à sobrevivência de África".
Ao mesmo tempo, a Itália boicotou o Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, onde, com uma grande participação também da África, foram abordadas questões muito importantes. Como o New York Times também documenta, a iniciativa do Ocidente de bloquear as importações de petróleo e de gás da Rússia é um boomerang para a Europa em particular, uma vez que a China e a Índia as compram a preços de desconto abrindo novos pontos de venda para a Rússia no Oriente. Ao excluir-se de um novo grande mercado internacional que se está a formar na perspectiva de um mundo multipolar, a Itália compromete os seus próprios interesses nacionais.
Tudo isto é ocultado pelos nossos meios de comunicação político-mediática, que nos fazem acreditar que o mundo inteiro condenou e isolou a Rússia, enquanto - como o proeminente Wilson Center, em Washington, documenta - "os países que sancionaram a Rússia sobre a Ucrânia representam apenas 16% da população mundial".
Pangea Grandangle pode ser vista ‘live’ TV no telefone ou no computador em
https://www.byoblu.com/diretta-tv/
Após a primeira emissão, este episódio Grandangolo pode ser visto, como também os anteriores, em
https://www.byoblu.com/category/grandangolo-pangea/
Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos
Email: luisavasconcellos2012@gmail.com
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.