Pages

Saturday, November 2, 2024

PT -- Manlio Dinucci -- Pangea/Grandangolo --- ELEIÇÕES USA: OS MECANISMOS DA FRAUDE

ELEIÇÕES USA: OS MECANISMOS DA FRAUDE

 

O sistema de eleições presidenciais

Manlio Dinucci

https://www.youtube.com/watch?v=BsDHOcR458Y&list=UUEuYmHCv1tgNBmqAe7VQEiA&index=2

 

1) Os dois partidos decisivos, o Partido Republicano e o Partido Democrata (N.da T.: Em inglêsDemocratic Party), escolhem o seu candidato presidencial através de eleições primárias realizadas nos 50 Estados. Estas eleições são realizadas de forma diferente consoante o Estado. Nalguns, os candidatos são escolhidos através de votação secreta, noutros através de reuniões abertas, os “caucuses”. Nalguns Estados, apenas os membros do partido que organiza a reunião aberta (caucus) podem participar nessa mesma reunião aberta: noutros Estados, os indivíduos que não são membros desse partido ou os membros do partido rival, também podem participar e votar.

 

2) Dependendo do resultado da reunião aberta (caucus), é atribuído a cada candidato um número variável de delegados, que representam o seu Estado na Convenção Nacional do Partido que escolhe o candidato presidencial. A Convenção conta com a presença não só dos delegados dos Estados, mas também dos super-delegados: personalidades importantes do Partido que podem votar em quem quiserem, invertendo, por vezes, a situação.

 

3) Depois dos dois partidos terem escolhido os seus candidatos à Presidência, realizam-se eleições gerais. Os eleitores não elegem directamente o Presidente, mas sim um Grande Eleitor que representa o candidato escolhido.

 

4) Os 558 Grandes Eleitores (N. da T.: Que formam o Colégio Eleitoral dos EUA) elegem o Presidente dos Estados Unidos. Cada Grande Eleitor representa o partido a que pertence, mas a Constituição dos Estados Unidos não obriga cada Grande Eleitor a votar no candidato presidencial escolhido pelo seu partido.

 

5) Cada Estado tem uma quota de Grandes Eleitores, calculada para favorecer os Estados mais pequenos: o Wyoming, pouco povoado, tem um Grande Eleitor por cada 194.000 habitantes; a Califórnia, mais povoada, tem um por cada 723.000 habitantes.

 

Resultado:

Este sistema permite manobras políticas de todo o género: por exemplo, fazer com que os membros do próprio partido participem e votem na reunião aberta (caucus) do partido adversário para não eleger um determinado candidato considerado politicamente perigoso. A atribuição de um Grande Eleitor em função do número de habitantes, que varia de Estado para Estado, por vezes conduz à eleição para a Presidência dos Estados Unidos de candidatos que receberam menos votos nas eleições gerais.

 

O mecanismo da votação

 

1) Não existe nenhuma lei federal que exija a identificação das pessoas que se dirigem às mesas de voto. O Governador da Califórnia, que pertence ao Partido Democrata, promulgou uma lei que proíbe a exigência de identificação das pessoas que se apresentam nas assembleias de voto para votar.

 

2) Nas eleições de 2020, o voto por correspondência aumentou acentuadamente superando 66 milhões (contra 28 milhões em 2016).

 

3) Uma lei de 2002 exige a presença de uma máquina de voto electrónica em todas as assembleias de voto. Não existe qualquer norma para construir uma máquina electrónica utilizável de forma segura.

 

4) Cerca de um quarto dos eleitores votará com máquinas que emitem boletins de voto em papel. Os restantes votarão com máquinas electrónicas que armazenam os votos e podem ou não, produzir um registo em papel de cada voto.

 

Resultado:

Este mecanismo permite todo o tipo de fraudes. Os boletins de voto que chegam por correio são abertos e registados por pessoal contratado através de empresas privadas, nas quais pode haver pessoas encarregadas de falsificar os resultados. As máquinas de voto electrónico podem ser adulteradas, carregando-as com programas que falsificam os resultados. O Professor Alex Halderman, que ensina informática na Universidade de Michigan, demonstrou-o, simulando uma votação em que as máquinas electrónicas anularam o resultado.

2 de Novembro de 2024

Manlio Dinucci

Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

Email: luisavasconcellos@gmail.com

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.