Com este relatório, damos continuidade ao nosso compromisso de fazer uma análise periódica, situando em contexto as notícias e as tomadas de posição, que fomos recolhendo e colocando no site, ao longo deste período. Neste texto, os números entre parêntesis são de referências correspondentes no site. Por decisão do coletivo, não introduzimos referências externas ao nosso site. Seria muito difícil – de outro modo – construir o texto em tempo curto, ou seja, na semana imediata ao período considerado, de 1º de abril a 30 de junho de 2019.
Como sempre, estamos abertos às vossas ajudas sob forma de contribuições de artigos – próprios ou de outras fontes – assim como traduções. Não haverá, desta vez, sessão de apresentação deste relatório do 2º trimestre, por ser época de férias de Verão.  
  1. Mundo Mediterrânico, Médio Oriente e Ásia Central
As ações bélicas de maior envergadura e gravidade continuam a ocorrer na zona do Médio Oriente, onde se situam vários países com vastos recursos energéticos fósseis e por onde transita uma grande parte dos produtos petrolíferos para abastecer o resto do mundo.
O longo rescaldo na Síria
Ler mais em