GIULIETTO CHIESA

WWIII

CROATIAN  ENGLISH   ESPAÑOL  GREEK  NEDERLANDS  POLSKI  PORTUGUÊS EU   PORTUGUÊS BR  ROMANIAN  РУССКИЙ

What part will your country play in World War III?

By Larry Romanoff, May 27, 2021

 

The true origins of the two World Wars have been deleted from all our history books and replaced with mythology. Neither War was started (or desired) by Germany, but both at the instigation of a group of European Zionist Jews with the stated intent of the total destruction of Germany. The documentation is overwhelming and the evidence undeniable. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11)

         Read More

BRUTALITY

BRUTALITY IN ACTION

AND NO ONE REACTS AGAINST AND OPPOSES IT!!!....

BRUTALIDADE EM ACÇÃO

E NINGUÉM REAJE CONTRA ELA E SE OPÕE!!!...

https://twitter.com/backtolife_2023/status/1589485984361873408?s=20&t=7vdffgzpUFi2yeU4FxCHng

 



FREE JULIAN ASSANGE

Saturday, April 28, 2018

PT -- GUERRA NUCLEAR: 3.8 Os movimentos anti-nucleares durante a guerra fria

MANLIO DINUCCI

“Copyright Zambon Editore”


GUERRA NUCLEAR
O DIA ANTERIOR
De Hiroshima até hoje:
Quem e como nos conduzem à catástrofe


3.8 Os movimentos anti-nucleares durante a guerra fria

O primeiro movimento a favor do desarmamento nuclear é o dos Partigiani della Pace. No congresso constituído, ocorrido em Paris, em Abril de 1949, participam 2.287 delegados de 72 países. Não estão presentes os delegados japoneses, porque as autoridades dos Estados Unidos impediram-nos de sair do país, e os dos países de Leste, da União Soviética e da China, os quais, depois da França lhes ter negados os vistos de entrada, foram forçados a reunir-se em Praga. No seu manifesto constitutivo, o congresso pede «a interdição da arma atómica e de todos os meios de destruição de massa dos seres humanos» e o «controlo internacional efectivo para a utilização da energia atómica para fins exclusivamente pacíficos».

Promovem este movimento, apoiado pela União Soviética e pelos partidos comunistas e socialistas de todo o mundo, o físico, Frédéric Joliot-Curie, que mantém o relatório inicial, no primeiro congresso mundial e Albert Einstein, os pintores Pablo Picasso (que pinta o manifesto do congresso com a famosa «Pomba da Paz») e Henri Matisse, o escritores Jorge Amado e Pablo Neruda. Da delegação italiana ao primeiro congresso, orientada por Pietro Nenni, fazem parte os escritores Elio Vittorini e Natalia Ginzburg, o poeta Salvatore Quasimodo, o pintor Renato Guttuso.

Em Março de 1950, a Comissão do Congresso Mundial dos Partidários da Paz, composto de 150 delegados de todo o mundo, lança em Estocolmo, o Apelo para a interdição da arma atómica. «Nós exigimos a proibição absoluta da arma atómica, arma de intimidação e extermínio em massa das populações. Exigimos a realização de um controlo rigoroso internacional para assegurar a aplicação desta decisão. Consideramos que o governo que, primeiro, utilizar contra qualquer país a arma atómica, cometerá um crime contra a Humanidade e deverá ser considerado um criminoso de guerra. Apelamos para todos os homens de boa vontade, de todo o mundo, para subscrever este apelo.» O Apelo é assinado, em poucos meses, por mais de 500 milhões de pessoas de todos os continentes. Em Itália, subscreveram-no quase 17 milhões de pessoas, ou seja, 35% da população.

A meio dos anos cinquenta – enquanto o movimento dos Partidários da Paz se dissolve, a par e passo, com a manifestação dos primeiros sinais de «desanuviamento», expressão, na realidade, situação de impasse entre os EUA e a URSS – entram em campo os cientistas com o Manifesto lançado em Julho de 1955, em Londres, por Bertand Russel e Albert Einstein. «A opinião pública e também muitos homens em cargos de autoridade – advertem – não se deram conta de quais seriam as implicações de uma guerra com bombas nucleares. [...]As maiores autoridades na matéria concordam em afirmar que uma guerra com bombas H, poderia por fim à raça humana O Manifesto - assinado além de Bertrand Russell e Einstein, por outros nove cientistas, entre os quais Frédéric Joliot-Curie, Linus Pauling e Joseph Rotblat – apela aos cientistas e à opinião pública mundial para pressionarem os seus governos para que resolvam com meios pacíficos as suas disputas, dado que uma nova guerra mundial seria combatida com armas nucleares e ameaçaria a existência de toda a Humanidade.

Linus Pauling, o cientista americano (Prémio Nobel da Química 1954), que recusou o convite de Oppenheimer para trabalhar no Projecto Manhattan, tornou-se um dos protagonistas da batalha anti-nuclear, empenho pelo qual receberá, em 1962, o Prémio Nobel da Paz. Joseph Rotblat – o único cientista que abandonou o Projecto Manhattan depois da confirmação, em Novembro de 1944, que a Alemanha nazi não tinha conseguido construir a bomba atómica – funda, em 1957, as Pugwash Conferences on Science and World Affairs, um forum de cientistas que se batem pela abolição das armas nucleares e pela solução pacífica dos conflitos internacionais. Quase meio século depois, em 1995, Rotblat e o Pugwash receberam o Prémio Nobel da Paz «pelos esforços tidos para diminuir o papel desenvolvido pelas armas nucleares na política internacional e, a longo prazo, terminar tais armas». 

Em 1958, o mesmo Rotblat e outro, fundam em Londres a Campaign for Nuclear Disarmament (CND), onde participam, juntamente com cientistas, organizações religiosas e ambientalistas, militantes do partido Labour e comunistas, escritores, artistas e milhares de outros pacifistas. Ao mesmo tempo, em 1957, forma-se nos Estados Unidos o National Committee for a Sane Nuclear Policy (SANE), que empreende uma série de iniciativas para o desarmamento e controlo das armas.

Na União Soviética e nos países da Europa Central e Oriental, operam as Comissões da Paz, organizações para-institucionais, em colaboração com o Conselho Mundial da Paz que, da sua sede em Helsínquia, promove encontros e campanhas para o desarmamento, em que participam também organizações pacifistas dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.

A pesquisa sobre as armas nucleares e sobre as políticas de desarmamento é levada a diversos institutos que se formam neste período; entre outros, a Educational Foundation for Nuclear Science que, constituída nos Estados Unidos, em 1949, publica o Bulletin of Atomic Scientists; o Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), instituído em 1966, pelo parlamento sueco com o estatuto de fundação independente; o Center for Defense Information (CDI), fundado em Washington, em 1972, por antigas altas patentes americanas, sobretudo, da Marinha.

Em 1971 nasce o Green Peace, organização internacional que faz da abolição do nuclear um dos eixos de suporte do seu programa e das suas campanhas contínuas.

Em 1980 dois médicos, o americano, Bernard Lown, e o soviético, Evgueni Chazov, fundam a International Physicians for the Prevention of Nuclear War (IOPNW), à qual aderem cerca de 200 mil médicos de todos os continentes. A secção italiana é presidida pelo Prémio Nobel da Medicina, Daniel Bovet. Em 1985, a IPPNW recebe o Prémio Nobel da Paz pelo «considerável serviço desenvolvido a favor da Humanidade, divulgando uma informação autorizada e criando uma consciência sobre as consequências catastróficas da guerra atómica».

Apesar do esforço contínuo destes movimentos, a luta contra as armas nucleares não consegue imputar-se como uma posição das massas. As coisas mudam quando o confronto nuclear entre as duas super potências envolve directamente também a Europa. Entre 1976 e 1980, a URSS distribui no seu próprio território os RT-21M/SS-20 Saber: são mísseis balísticos de alcance médio, com ogiva nuclear simples, o MIRV (3 ogivas por míssil), muito precisos. Baseados no facto de que, do território soviético, possam atingir a Europa Ocidental, a NATO decide, em 1979, distribuir na Europa, a partir de 1983, mísseis nucleares americanos de alcance médio: 108 mísseis balísticos Pershing 2 , na Alemanha, e 464 mísseis de cruzeiro (Cruise), lançados de terra (GLCM), distribuídos na Grã Bretanha (160), Itália (112), Alemanha Ocidental (96), Bélgica (48) e Países Baixos (48).

Em Itália, a meio dos anos oitenta, além das 112 ogivas nucleares dos mísseis de cruzeiro, instalados em Comiso, chegam outras armas nucleares americanas. Segundo uma estimativa confiável, essas armas compreendiam 250 bombas para serem lançadas por aviões, 50 ogivas em mísseis terra-terra Lance, de curto alcance (120 km), 70 mísseis terra-ar Nike-Hercules de alcance curto (140 km), 22 munições de demolição atómica, 40 projecteis de artilharia de 203 mm e 15 de 155 mm, 65 bombas de profundidade, 50 ogivas para mísseis anti-submersíveis. No total, quase 700 armas nucleares, das quais uma parte de «chave dupla», ou seja, utilizáveis pelas Forças Armadas italianas sob decisão dos EUA.

A estas juntam-se as armas nucleares da Sexta Frota Americana, cujo quartel general é em Gaeta, e as dos submarinos americanos de ataque nuclear, cuja base se encontra em La Maddalena. Aqui é deslocada a nave-apoio, o USS Simon Lake, com mais 50.000 peças de substituição para as reparações e tudo o que serve para tornar a fornecer os submarinos, estando compreendidas as armas nucleares.

A Europa Ocidental encontra-se, assim, na primeira linha do confronto nuclear entre as duas super potências. A pouco mais de 10 minutos de lançamento, os Pershing 2 americanos estabelecidos na Alemanha, podem atingir as bases e as cidades soviéticas, incluindo Moscovo, com as suas ogivas nucleares de hidrogénio de 50 Kiloton. Ao mesmo tempo, os mísseis de cruzeiro implantados em Comiso e noutras bases europeias, voando à velocidade subsónica (880 km/h)a uma altitude de poucas dezenas de metros, ao longo do contorno do terreno, podem fugir aos radares e atingir as cidades soviéticas com as suas ogivas nucleares de 200 kiloton. À sua volta, os SS-20, distribuídos no território soviético podem atingir, a pouco mais de 10 minutos do lançamento, as bases e as cidades da Europa ocidental com uma ogiva nuclear de 1 megaton ou três de 150 kiloton.

Contra os «euromísseis» desenvolve-se, a nível internacional, um movimento de massas, que se inicia em Itália, em Dezembro de 1979, depois do Governo Spadolini (DC, PLI, PSDI) aprovar a instalação dos Cruise no território nacional e, em Agosto de 1981, o governo Spadolini (DC, PSI, PSDI, PRI, PLI) anunciar oficialmente a escolha de Comiso, como sendo a base para a sua instalação. Depois de uma série de iniciativas, entre as quais a Marcha Perugia-Assisi, ocorre em Roma, em 24 de Outubro de 1981, a primeira grande manifestação com a participação de meio milhão de pessoas. Grandes manifestações contra a instalação dos «euromísseis» desenvolvem-se, sempre em Outubro, em Bonn, Milão, Oslo, Bruxelas, Paris, Veneza; em Novembro, em Madrid, Atenas, Amesterdão; em Dezembro, em Berna, Copenhaga, Barcelona. Em frente às bases americanas de Greenham Common, em Inglaterra, onde foram instalados os mísseis Cruise, as mulheres estabeleceram um campo permanente para a paz, que se torna o símbolo da resistência feminina.

No movimento em Itália, desenvolvem um papel dominante, os partidos da esquerda: o PCI que, embora em fase declinante, ainda tem uma grande força de mobilização, organização e propaganda; o PdUP e o DP. Na primeira fila da luta contra a construção das bases de mísseis de Comiso e dos interesses mafiosos ligados a elas, está o Secretário regional, Pio La Torre, que é assassinado por este motivo, juntamente com a sua colaboradora, Rosario Di Salvo, em 30 de Abril de 1982, em Palermo. A direcção do PCI, enquanto de um lado apoia o movimento contra a instalação dos mísseis em Comiso, por outro lado, condiciona-o grandemente às suas escolhas políticas. O movimento, na sua expressão nacional, mantém-se assim, para a maior parte, no plano de um pacifismo genérico, pedindo a todos o desarmamento, sem colocar objectivos políticos específicos, em primeiro lugar, nos confrontos com o governo italiano, por exemplo, um apelo a um referendo sobre a instalação dos mísseis em Comiso. As sucessivas manifestações nacionais (5 de Junho de 1982 e 19 de Março de 1983) têm uma participação decrescente.

No entanto, ao mesmo tempo, começam a formar-se várias agregações autónomas: a Liga dos Objectores de Consciência, o Movimento Internacional de Reconciliação, a Liga para o Desarmamento Unilateral, Bem-aventurados os Construtores da Paz, Luta pela Paz e numerosas comissões locais, a partir da CUDIP de Comiso, fundada pelo antigo parlamentar. Giacomo Cagnes. Fortemente empenhado, é o Movimento Católico Internacional para a Pax Christi, em Itália sob a presidência do Monsenhor Luigi Bettazzi e, depois, de Don Tonino Bello. Na primeira fila das iniciativas do desarmamento está o Padre Ernesto Balducci, que promove a revista Testimonianze, as conferências «Se queres a Paz, prepara a Paz» e, subsequentemente,  funda a Edizioni Cultura della Pace. Em 1982, forma-se a Unione Scienziati per il Disarmo (USPID), com o objectivo de fornecer informações e análises sobre o controlo dos armamentos e o desarmamento.

Em Comiso, no Verão de 1982, acontece o IMAC (International Meeting Against Cruise), um campo internacional para a paz que põe em contacto os pacifistas italianos com os de outros países europeus. Os participantes deste encontro pacífico, organizado pelo IMAC à volta da base de Comiso, são violentamente desalojados pela polícia em 8 de Agosto de 1983. Uma última manifestação notável ocorre em Roma, na véspera da chegada dos mísseis a Comiso, em 22 de Outubro de 1983. Participam um milhão de pessoas, mas agora, o movimento está numa fase de diminuição, se bem que vários dos seus componentes continuaram a empenhar-se na luta contra os mísseis em Comiso.

Nos anos oitenta vê-se formar ainda, um outro movimento: as organizações contra o nuclear civil. A primeira manifestação nacional, promovida pela Lega Ambiente, acontece em Roma, em 20 de Abril de 1985, contra o plano nuclear do governo Craxi 8DEC, PSI, PRI, PSDI, PLI). Mas é em 1986, depois da catástrofe de Chernobil, que o movimento toma lanço: na manifestação nacional, que tem lugar em Roma, em 10 de Maio de 1986, há uma participação maciça de jovens. Sempre em Maio, inicia-se a campanha para três referendos revogados. Também a CGIL não participa, não obstante, muitas delas apontando para impedir a existência do nuclear em Itália. Ela é promovida por Verdi, FGCI, DP e outros, mas não pelo PCI. A CGIL também não participa, embora muitas solicitações da base sejam favoráveis à opção anti-nuclear. Em pouco tempo são recolhidas um milhão de assinaturas. Nesta altura, até o PCI se declara favorável à saída do nuclear, se bem que de maneira não completa. Ao mesmo tempo, convergem no movimento, forças pacifistas empenhadas na luta contra o nuclear militar. Centenas de cidades e comunidades, na primeira metade dos anos oitenta, declaram o próprio território «zona desnuclearizada», proibindo, simbolicamente, as instalações de armas e centrais nucleares. Quando, em 8 e 9 Novembro de 1987 acontece o referendo, a frente anti-nuclear obtém uma vitória avassaladora. Um mês depois, em 8 de Dezembro, os EUA e a URSS assinam o Tratado INF, que elimina, entre outras armas, os mísseis distribuídos em Comiso. Os dois objectivos pelos quais os movimentos anti-nucleares se tinham batido, no decorrer dos anos oitenta, são assim realizados. No entanto, a vitória contém a semente da derrota: a ilusão de que agora o perigo nuclear é evitado.Significativamente, a assembleia nacional das Instituições Locais Desnuclearizadas decide, em Outubro de 1986, constituir a Coordenação Nacional das Instituições Locais para a Paz (denominação assumida em 1991), que elimina do próprio estatuto, qualquer alusão ao nuclear.

A seguir:

Capítulo 4
AS GUERRAS DEPOIS DA GUERRA FRIA
4.1  O mundo numa encruzilhada
Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Manifestações

2007 Speech

UKRAINE ON FIRE

Discurso do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã do dia 24 de Fevereiro de 2022

Discurso do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, Tradução em português




Presidente da Rússia, Vladimir Putin: Cidadãos da Rússia, Amigos,

Considero ser necessário falar hoje, de novo, sobre os trágicos acontecimentos em Donbass e sobre os aspectos mais importantes de garantir a segurança da Rússia.

Começarei com o que disse no meu discurso de 21 de Fevereiro de 2022. Falei sobre as nossas maiores responsabilidades e preocupações e sobre as ameaças fundamentais que os irresponsáveis políticos ocidentais criaram à Rússia de forma continuada, com rudeza e sem cerimónias, de ano para ano. Refiro-me à expansão da NATO para Leste, que está a aproximar cada vez mais as suas infraestruturas militares da fronteira russa.

É um facto que, durante os últimos 30 anos, temos tentado pacientemente chegar a um acordo com os principais países NATO, relativamente aos princípios de uma segurança igual e indivisível, na Europa. Em resposta às nossas propostas, enfrentámos invariavelmente, ou engano cínico e mentiras, ou tentativas de pressão e de chantagem, enquanto a aliança do Atlântico Norte continuou a expandir-se, apesar dos nossos protestos e preocupações. A sua máquina militar está em movimento e, como disse, aproxima-se da nossa fronteira.

Porque é que isto está a acontecer? De onde veio esta forma insolente de falar que atinge o máximo do seu excepcionalismo, infalibilidade e permissividade? Qual é a explicação para esta atitude de desprezo e desdém pelos nossos interesses e exigências absolutamente legítimas?

Read more

ARRIVING IN CHINA

Ver a imagem de origem

APPEAL


APPEAL TO THE LEADERS OF THE NINE NUCLEAR WEAPONS' STATES

(China, France, India, Israel, North Korea, Pakistan, Russia, the United Kingdom and the United States)

中文 DEUTSCH ENGLISH FRANÇAIS ITALIAN PORTUGUESE RUSSIAN SPANISH ROMÂNA

manlio + maria

MOON OF SHANGHAI site

LR on CORONAVIRUS

LARRY ROMANOFF on CORONAVIRUS

Read more at Moon of Shanghai

World Intellectual Property Day (or Happy Birthday WIPO) - Spruson ...


Moon of Shanghai

L Romanoff

Larry Romanoff,

contributing author

to Cynthia McKinney's new COVID-19 anthology

'When China Sneezes'

When China Sneezes: From the Coronavirus Lockdown to the Global Politico-Economic Crisis

manlio

James Bacque

BYOBLU

irmãos de armas


Subtitled in PT, RO, SP

Click upon CC and choose your language.


manlio

VP




Before the Presidential Address to the Federal Assembly.



The President of Russia delivered
the Address to the Federal Assembly. The ceremony took
place at the Manezh Central Exhibition Hall.


January
15, 2020


vp

President of Russia Vladimir Putin:

Address to the Nation

Address to the Nation.

READ HERE


brics


Imagem

PT -- VLADIMIR PUTIN na Sessão plenária do Fórum Económico Oriental

Excertos da transcrição da sessão plenária do Fórum Económico Oriental

THE PUTIN INTERVIEWS


The Putin Interviews
by Oliver Stone (
FULL VIDEOS) EN/RU/SP/FR/IT/CH


http://tributetoapresident.blogspot.com/2018/07/the-putin-interviews-by-oliver-stone.html




TRIBUTE TO A PRESIDENT


NA PRMEIRA PESSOA

Um auto retrato surpreendentemente sincero do Presidente da Rússia, Vladimir Putin

CONTEÚDO

Prefácio

Personagens Principais em 'Na Primeira Pessoa'

Parte Um: O Filho

Parte Dois: O Estudante

Parte Três: O Estudante Universitário

Parte Quatro: O Jovem especialista

Parte Cinco: O Espia

Parte Seis: O Democrata

Parte Sete: O Burocrata

Parte Oito: O Homem de Família

Parte Nove: O Político

Apêndice: A Rússia na Viragem do Milénio


contaminação nos Açores



Subtitled in EN/PT

Click upon the small wheel at the right side of the video and choose your language.


convegno firenze 2019